Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Uva

UVA

A parreira, a planta que produz a uva, é cultivada desde as épocas mais remotas. Na antiguidade, seu cultivo foi tão importante na Ásia menor e na Grécia, que originou o mito de um deus específico: Dionisio. A fruta compõe-se de vários bagos, que variam de tamanhosegundo a espécie. Cada bago tem uma camada fina que envolve a polpa e as semente. A cor também varia conforme o tipo : há uva com diferentes tonalidades de amarelo, de verde, de rosa, de roxo e até mesmo de preto. No Brasil, especialmente nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, são cultivadas algumas variedades de uva, como a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, a moscatel rosada e a uva itália. Entre as variedades importadas (geralmente da Argentina e do Chile), destacam-se a niágara roxa, a moscatel chilena e a chilena sem semente.

As uvas podem ser consumidas ao natural, como sobremesa ou no lanche, acompanhadas ou não de outras frutas. As de qualidade inferiror podem ser aproveitadas no preparo de doces, geléias, tortas, bolos, cremes, pudins eponches.

A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente a uva contém bastante açucar, pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. A uva tem propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado e acelera o rítmo das contrações cardíacas. É recomendada para qualquer tipo de dieta, exceto para pessoas diabéticas e que fazem regime de emagrecimento.

Na hora da compra, prefira os cachos bem cheiros, com bagos firmes e lisos, de cor e tamanho apropriados para a variedade. A fruta não deve se desprender com facilidad do cacho, pois isso é sinal de que está começando a passar do ponto. Também é possível compras vários produtos industrializados, como geléia, suco e uva seca, mais conhecida como uva passa.

Para que a uva se conserve por mais tempo, guard em lugar fresco, de preferencia na gaveta da geladeira própria para verduras e frutas. Antes de guardar, retire os bagos estragados, para que não deteriorem os demais.

Se os cachos de uva forem muito grandes, divida com uma tesoura. Depois, lave cada pedaço sob bastante água corrente, tomando cuidado para eliminar as possíveis sujeiras ou resto de fertilizante que se encontrem entre os bagos. Se a uva estiver na geladeira, convém deixá-la durtante 10 minutos em temperatura ambiente antes de lavar, para que a fruta não perca seu aroma e sabor.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar