Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Quiabo

cur_quiabo.jpg (5810 bytes)QUIABO

Quiabo, quimbombô ou gombô são alguns dos nomes dados ao fruto do quiabeiro, todos eles de origem africana. Ao que tudo indica, o quiabo chegou ao Brasil junto com os escravos trazidos. da África e desenvolveu-se muito bem por aqui, principalmente na Bahia, onde é usado para fazer um prato típico: o caruru.

O quiabo é urn vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. Por tudo Isso e por ser de fácil digestão, o quiabo é recomendado às pessoas com problemas no aparelho digestivo.

Esse legume é bom para o consumo quando é tenro, bem cheio e firme, e sua ponta se quebra com facilidade quando a ponta apenas dobrar, é sinal que o legume já está murcho ou muito fibroso. O quiabo também não deve estar muito deformado ou manchado. Quanto à cor, deve-se preferir os verdes-claros, pois uma cor amarelada indica que estão maduros demais; quando verdes, bem escuros, é sinal de que ainda não estão amadurecidos o suficiente. Para quatro pessoas, a quantidade a comprar é de aproximadamente 400 g.

Conserva-se bem durante cerca de 5 dias quando guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira. Mas não deve ser lavado antes, para que não estrague mais rápido.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar