Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Pêra

PÊRA

A pêra é o fruto de uma árvore  que pertence à mesma família da macieira. Existem inúmeras variedades de pêra, que se diferenciam em forma, tamanho, cor, consistência, sabor, aroma e casca. Pode ter o formato de um violão, de uma bola, etc, com tamanhos que podem variar de 6 a 15 cm de comprimento. A cor pode variarentre o verde, o amarelo, o castanho e o vermelho. Quanto à consistência, os tipos de pêra variam entre a dura e granulosa e a macia e cremosa, que se desmancha na boca. Entre as muitas variedades cultivadas no Brasil, principalmente no sul do país, e as importadas, as mais conhecidas são: pêra d'água (ou dona joaquina), muito saborosa e de consistência delicada; pêra da aguieira, muito suculenta e aromática; pêra de pé curto, arredondada e semelhante à maçã; pêra de almeida, natural da França, onde é conhecida como duchesse d'Angoulème; pêra de arrátel, também chamada pêra gigante. Além dessas, também são cultivadas outras variedades, como pêra de cristo, pêra de bom cristão, pêra de ferro, pêra de engonxo e pêra de refego. Apesar de ser uma fruta consumida só ao natural, lea é ótima para o preparo de tortas, comptas, geléias, musses e cremes. Em pratos salgados, a pêra é excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, o gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado.

O valor nutritivo da pêra depende do seu grau de maturação. Quando passada, perde cerca de 3/4 do valor de seus nutrientes. Verde, faz mal para o estômago porque se torna indigesta. No entanto, quando está no ponto, ela é uma fruta excelente. Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas, quase todos concentrados junto à casaca. Para as pessoas de aparelho digestivo delicado, recomendam-se as peras macias, descascadas ou, de preferência cozidas.

A pêra de boa qualidade tem casca firme, sem ser dura (a casca dura indica que a fruta foi colhida antes do tempo e logo ficará murcha, esfarelada e sem sabor), é limpa, sem cortes nem machucados e sem manchas nem picadas de insetos. Para o consumo imediato, compre peras tenras, sem marcas de apodrecimento.

Conserve as peras em lugar fresco, seco e arejado. Não guarde na geladeira porque ela perde parte do aroma e do sabor.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar