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MANGA

A mangueira é uma árvore tropical que pertence à mesma família do cajueiro. O fruto varia muito em tamanho e cor. As mangas menores são do tamanho de uma nêspera, enquanto as variedades maiores chegam a pesar até 2 kg. Também na forma, os diferentes tipos de manga variam muito. Há redondas, ovais, alongadas e finas, do formato de um coração ou até mesmo de um rim. Em relação à cor, podem ter casca bem verde, amarela ou vermelha, segundo a variedade. A polpa da manga é suculenta, com sabor bem característico, algumas vezes fibrosa e de cor que varia do amarelo-claro ao alaranjado-escuro. No Brasil, há cerca de quinhentas variedades de manga, entre as quais as mais conhecidas são:

manga-aden, grande, de cor vermelho-amarelada, em forma de coração, doce e sem fibras;

manga-rosa, um pouco menor que a anterior, de cor amarelo-rosada e polpa fibrosa;

manga-coquinho, de cor verde-amarelada, pequena e arredondada, muito doce e quase sem fibras;

manga-coração-de-bol, muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração, grande, de cor amarelo-esverdeada e polpa sem fibras. A manga pode ser consumida ao natural, chupando-se através de um pequeno orifício aberto numa das pontas, ou descascando-se e cortando-se em pedaços. Na cozinha, usa-se a manga em molhos, conservas ou como acompanhamento de pratos exóticos.

A manga é riquíssima em vitamina A (sobretudo quando madura) e contém quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B e vitamina C, além de alguns sais minerais, principalmente ferro. Também tem propriedades diuréticas, o que a toma aconselhável para as pessoas que tendem a reter líquidos no organismo. Como é muito rica em calorias, não deve fazer parte da dieta de quem deseja perder peso.

A manga boa para o consumo tem de ter a cor bem típica (qualquer que seja a cor, dependendo da variedade) e deve mostrar-se macia quando apertada com os dedos, mas sem que a casca se rompa pela pressão. Se tiver batidas, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois são sinais de que a fruta está passada. Por outro lado, quando está muito verde não tem sabor agradável. A manga também pode ser encontrada em calda, em forma de suco ou de purê doce.

Para conservar a manga, mantenha-a em lugar fresco e ventilado. Se estiver verde, pode-se apressar o amadurecimento envolvendo a fruta em folhas de jornal por alguns dias. A manga madura não deve ser guardada por mais de dois dias.

Para comer a manga ao natural, o melhor é descascar e cortar a fruta. Para comer a manga com a mão, lave em a casca e corte em fatias inteiras, de cada lado, bem rente ao caroço. Lave bem a fruta sob agua corrente e descasque com uma faca afiada, tomando cuidado para não cortar parte da polpa. Corte em fatias até chegar no caroço. Na parte do meio, corte a polpa bem rente ao caroço. Faça cortes no sentido do comprimento e da largura de cada fatia e dobre para fora, de tal forma que os cubos de polpa fiquem salientes. Se a manga vai ser usada em doce ou em salada de frutas, corte em fatias laterais e separe a polpa da casca com uma colher. Depois, descasque a parte central (onde ficou o caroço) e corte em pedaços pequenos.

 

 




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