Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Inhame

INHAME

O inhame é uma raíz que pertence à mesma família do mangarito e da taioba.Às vezes é confundido com o cará, mas na verdade são duas raízes que pertencem a plantas de variedades diferentes. O inhame é um alimento tão consumido no nordeste brasileiro, que chega a ser usado como substituto do pão. Existem muitas variedades de inhame: onhame vermelho, inhame gigante ou inhame açu, inhame branco, inhame chinês ou inhame japonês, inhame taioba, inhame de porco ou mangarito. Dentre essas variedades, há inhames comestíveis e inhames bravos, que são plantas ornamentais e não dever ser usadas na cozinha. Em geral, os tipos mais usados na culinária são o inhame branco ou comum e o inhame chinês, que podem ser preparados como a batata, podendo substituí-la em grande parter das receitas. O inhame é também um prato muito comum nas festas juninas, ocasião em que é servidocom mel.

O inhame é um alimento rico em carboidratos e vitaminas do complexo B. Não é um alimento aconselhado para pessoas diabéticas ou para quem faz regime de emagrecimento.

O inhame bom para consumo deve ser firme, quando apertado não pode ceder à pressão dos dedos, mas também não deve ser muito duro. É normal que tenha raízes pequenas longas e abundantes. Na hora de comprar, calcule 1/2 kg de inhame para 4 pessoas.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar