Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Figo

FIGO

O figo que conhecemos é o fruto de uma árvore chamada figueira-comum, forma usada para diferenciá-la de outras figueiras, pois essa família de plantas é muito grande. A árvore é pequena, tem casca esbranquiçada e lisa, com folhas grandes e ásperas. O que chamamos de figo é, na verdade, uma inflorescência, ou seja, um conjunto de flores.

A casca do figo é porosa, e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. De maneira geral, o figo é consumido ao natural. Como entrada, pode ser servido acompanhando presunto; na sobremesa, com chantilly. Os figos verdes são usados para doces em calda, em pasta ou cristalizados e geléias.

Quando maduro, o figo contém bastante açúcar. É rico em vitaminas e sais minerais, principalmente ferro. Também tem propriedades digestivas e laxativas. O figo seco contém mais calorias do que o fresco, porém menos vitaminas, que se reduzem durante o processo de desidratação.

O figo está em bom estado quando tem consistência macia e cor firme, de acordo com a variedade. Não compre frutas que tenham bolor, nem partes muito moles ou amassadas.

Os figos estragam com multa facilidade; por isso, conserve-os na geladeira.

Há várias formas de servir o figo. Mas, como é uma fruta delicada, deve ser preparado sempre com cuidado. Uma forma simples de comer o figo é cortar uma pequena fatia na base e introduzir por aí uma colher, deslocando a polpa. Uma segunda maneira de abrir o figo é cortando-o pela metade. Assim, fica fácil retirar a polpa com uma colher de sobremesa. Para comê-lo com chantilly, por exemplo, corte em quatro, sem separar completamente as partes e abra como uma flor. Para descascar, use uma faca afiada, tomando cuidado para não amassar a polpa.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar