Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Damasco

DAMASCO

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta. O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes. O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas.

O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro.

Embora o damasco seja uma fruta considerada rara em nosso país, é possível comprar damasco fresco. Para saber se a fruta está boa, veja se a casca está brilhante, sem marcas de insetos, machucados ou fendas.

A polpa deve estar firme, cedendo levemente à pressão dos dedos. Também é possível comprar damasco industrializado (seco, cristalizado, em forma de geléia e doce).

Quando fresco o damasco pode ser conservado em geladeira por 2 ou 3 dias. Coloque a fruta, sem lavar, em recipiente fechado, para controlar a umidade e guarde. Só lave a fruta na hora de consumir. Quando muito maduro, use no mesmo dia da compra.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar