Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Couve-Flor

cur_couveflor.jpg (5697 bytes)COUVE-FLOR

A couve-flor, como bem diz o nome, é a florescência (ou seja, o conjunto de flores) de um tipo especial de couve. Essas flores, bem unidas e com um aspecto granulado, estão rodeadas de folhas e têm uma cor entre o branco e o creme.

Escolha uma couve-flor bem redonda, sem espaço entre os buquês. As flores devem ser de cor branca ou creme, e as folhas, verdes. Não compre uma couve-flor manchada ou com marcas de insetos. Quando tem uma forma muito achatada, a couve-flor tende a se desmanchar durante o cozimento.

A couve-flor é bastante rica em sais minerais, principalmente cálcio, fósforo, sódio e potássio e possui uma quantidade razoável de vitamina A. Além disso, não tem gorduras, sendo indicada para regimes de emagrecimento.

Retire as folhas, coloque as flores em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira reservada para frutas e hortaliças. Dessa . maneira, a couve-flor se conservará bem durante 5 dias. Para guardá-la por mais tempo, é preciso congelá-la.

Para ser consumida, a couve-flor sempre deve ser cozida. Depois, pode ser dourada na manteiga, empanada ou assada, Para cozinhar, coloque água numa panela e acrescente sal a gosto. Quando a água levantar fervura, junte a couve-flor, diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar. Quando cozida inteira, leva de 25 a 30 minutos para ficar pronta. Se está separada em buquês, demora entre 15 e 20 minutos.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar