Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Cogumelo

COGUMELO

O cogumelo é um vegetal muito especial, pois tem características bem diversas dos demais. Ele não contém clorofila a substância que dá a cor verde, e cresce rapidamente para morrer logo em seguida. Existe uma variedade enorme de cogumelos, que se diferenciam pelo tamanho, cor, forma e principlamente pelo fato de serem comestíveis ou venenosos. No Brasil, o mais comum dos cogumelos comestíveis é o champignon, também conhecido como chapéu-de-sapo ou guarda-chuva-de-sapo (nome dado por ter caule pequeno e a parte superior em forma de guarda-chuva)). Esse tipo de cogumelo cresce em lugares úmidos e frios e já é cultivado em ambientes artificiais, nos quais se reporduzem as condições necessárias para o seu crescimento. Na culinária, o cogumelo se presta a um grande numero de pratos e molhos, sendo muito apreciado por seu sabor e consistência especiais.

O cogumelo é rico em vitamina C e em sais minerais, principalmente o potássio e o sódio.

O cogumelo fresco ou seco pode ser encontrado em feiras livres e pupermercados. Quando em bom estado, tem cor clara (entre o branco e o amarelo pálido), sem manchas nem partes escuras. As bordas devem ser lisas, sem fendas. Também se pode comprar o cogumelo industrializado, em lata ou frasco. Para ter uma base de cálculo na hora de comprar, saiba que 1/2 kg de cogumelo fresco é suficiente para 4 pessoas.

Lave bem o cogumelo e coloque em uma panela sem água. Leve ao fogo baixo e esprema metade de um limão. Com o calor, o cogumelo vai soltar a quantidade de água necessária para aferventar. Retire da panela e coloque em um vidro e cubra com a agua da fervura. Caso não seja suficiente para cobrir todos os cogumelos, acrescente um pouco de água morna. Depois que esfriar, leve o frasco à geladeira. Assim, o cogumelo se conserva por 15 ou 20 dias. Se quiser guardá-lo por mais tempo, derreta um pouco de gordura de vaca e acrescente ao frasco com os cogumelos e a água. A gordura vai solidificar e servirá de tampa hermética, não deixando que os cogumelos entrem em contato com o ar.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar