Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Chuchu

CHUCHU

O chuchu, ou machucho, é o fruto do chuchuzeiro, uma planta trepadeira, rústica, de origem mexicana. O fruto, que tem a forma de uma pêra grande e a parte de fora rugosa e sulcada, pode ser comido verde ou maduro. Há poucas variedades de chuchu. As mais conhecidas são: chuchu-branco, pequeno e sem espinhos, de cor verde-clara, o chuchu-verde, de tamanho médio, espinhoso e mais ríjo, e o chuchu-mamute, o maior de todos, espinhoso e tenro quandonovo. Do chuchuzeiro também são aproveitáveis os brotos, ou seja, a ponta dos ramos, folhinhas bem tenras semelhantes à cambuquira. Antigamente o chuchu era utilizado apenas no preparo de doces, hoje o seu uso na culinária aumentou muito. Além de ingrediente de saladas, o chuchu pode ser frito, ensopado e gratinado. E ainda servido com molho branco ou de tomate e usado no preparo de suflês.

O chuchu é um alimento pobre em nutrientes. Contém pouco quantidade de proteínas e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Por isso, é recomendado nos regimes de emagrecimento. O chuchu deve ser preparado junto com outros alimentos que compensem essa pobreza em valores nutritivos, tais como molho branco, creme de leite, ovos, etc.

Nacompra, prefira o chuchu verde ao maduro, pois é mais macio e saboroso. Há duas formas de verificar se o chuchu não está passado: veja a ponta mais estreita, se ela estiver aberta, o chuchu estará duro demais para o consumo, pressione com a unha, se afundar, ele estará bom, caso contrário está velho demais. O chuchutambém não deve ter marcas ou machucados na pele. Para saber quanto comprar, calcule 3 chuchus médios para 4 pessoas.

O ideal é consumir o chuchu logo após a compra. No entanto, ele pode ser guardado na gaveta da geladeira por 3 ou 4 dias.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar