Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Beterraba

BETERRABA

Embora existam vários tipos de beterraba, os mais conhecidos são: a vermelha, usada na alimentação, e a branca, cultivada em países frios para a extração do açúcar. No Brasil, a beterraba não é muito consumi a. Ela pode ser comida crua - ralada, em saladas, ou em forma de suco - e cozida, em diferentes pratos, como ensopados, purês, cremes, sopas e cozidos. Mas lembre-se que, para cozinhar a beterraba, você nunca deve descascá-la antes. Sem a pele, ela desbota, perde seus nutrientes e fica aguada. As folhas da beterraba também são consumidas, cruas ou cozidas.

A beterraba é muito rica em vitaminas e sais minerais. Os nutrientes se concentram mais nas folhas, mas a raiz também tem vitaminas A, B e C (esta última só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é comida crua). Além disso, ela tem ainda cálcio, ferro e açúcar, que lhe confere o seu sabor adocicado.

Escolha beterrabas de cor bem forte e tamanho médio, de 5 a 7 cm de diâmetro, pois são as de melhor sabor e de consistência mais macia - as muito grandes ficam um pouco aguadas depois de cozidas. A casca deve ser lisa e uniforme, sem manchas ou rachaduras. Também é importante que as folhas sejam brilhantes * viçosas~ sinal de que * legume está fresco.

Lave bem a raiz sob água corrente, usando um escova macia. Tome cuidado para não romper a casca da beterraba, que é muito fina. As folhas da beterraba devem ser consumidas rapidamente porque estragam com muita facilidade. A raiz, colocada em saco plástico, conserva-se na gaveta da geladeira durante 5 ou 6 dias. A beterraba cozida pode ser conservada por um período maior se for colocada num molho de vinagre ou de azeite. Também pode ser congelada depois de passar por um tratamento especial.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar