Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Batata Doce

BATATA DOCE

A batata doce é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil. Geralmente cozida ou assada, ela acompanha o café. Pode também ser consumida em forma de vitamina, batida com leite. No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e nãomuito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca epoupa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, baata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

A batata doce contém muitas calorias e é rica em carboidratos,. Possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Também suas folhas são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.

A batata doce de boa qualidade tem superfície limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos, nem manchas que indiquem apodrecimento (por menores que sejam, essas manchas mostram que a polpa da batata já está estragada, com gosto ruim). Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg de batata doce para 4 pessoas.

A batata doce deve ser guardada em lugar fresco, seco e arejado, longe da luz direta do sol e protegida dos insetos. Nunca as coloque umas sobre as outras, pois as de baixo ficam abafadas e acabam germinando, ou seja, começam a brotar. Também não deve ser guardada na geladeira (antes de cozida), porque perde completamente o sabor.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar