Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Batata

BATATA

A batata é um tubérculo originário do continente americano, que os espanhóis levaram para a Europa no século XVI. Por suas qualidades nutritivas e por se adaptar facilmente a qualquer tipo de solo, em pouco tempo a batata tornou-se bem consumida em todo o mundo. Atualmente pode ser encontrada nos mais diferentes pratos da cozinha internacional. Ela tem casca marrom, algumas vezes ligeiramente amarelada e com pequenos pontos, chamados nódulos ou olhos, por onde ela brota quando começa a envelhecer. Embaixo da casca há uma polpa meio granulada que, conforme a variedade, pode ser branca ou amarela. Também o seu tamanho varia de espécie para espécie, sendo possível encontrar desde batatas pequenas, com 3 cm de diâmetro, até grandes, com aproximadamente 14 ou 15 cm. As variedades de batatas são tantas que só no Brasil é possível encontrar mais de 100 tipos diferentes, sendo que no mundo todo, existem mais de 600 tipos.

Ela é considerada um dos alimentos mais importantes como fonte de energia. É muito rica em hodratos de carbono, o nutriente necessário para executar os movimentos e manter a temperatura do corpo. A batata tem bastante água, vitamina B1 (essencial para o crescimento e estimulante do apetite), vitamina B2 (importante para a pele e para combater infecções), Vitamina C e alguns sais minerais, principalmente potássio. Contudo, grande parte desses nutrientes se perdem durante o cozimento. Como é pobre em proteínas e gorduras, a batata é um alimento de fácil digestão, recomendada para pessoas que precisem de dietas com baixo teor de colesterol.

A batata boa para o consumo, qualquer que seja a espécie escolhida, deve ter casca lisa e fina e não deve ceder à peressão dos dedos. Não compre batatas com manchas ou muitos pontos escuros, pois elas não são de boa qualidade. Evite também as que têm brotos, pois já estão velhas e sem sabor e podem provocar intoxicação. Evite também as batatas de cor esverdeada, pois essa coloração é motivada pelo excesso de esposição ao sol, o que também provoca alteração no sabor, que fica muito amargo. Como cada variedade de batata tem características bem especiais, é importante saber em que prato vai ser usada, pois cada tipo se adapta melhor a cada tipo de preparo. Tenha em mente essas diferenças na hora da compra, para garantir um aproveitamento mais adequado. A batata com poupa branca e farinhosa é ideal para fazer purês. A de polpa mais compacta e amarela é melhor para ser amassada. Se vai ser usada com casca, escolha as batatas pequenas. Já a que tem casca amarela se caracteriza por ter pouca água, sendo ótima para frituras. Se a casca for de um amarelo bem claro, o interior tem muita água e, portanto ela é mais adquada para o cozimento. A batata holandesa (grande, com casca fina e amarela) e a batata casca lavada, são espécies que rendem bem em quase todos os tipos de preparo.

Na hora da compra não convém adquirir muitos quilos de uma só vez. Leve tambem em conta o tipo de preparo. No forno a batata perde 1/4 de seu peso, frita perde mais da metade, se for fervida aumenta 1/10 dedevido à água que absorve, e na preparação de purês seu peso dobra.

O armazenamento da batata exige alguns cuidados especiais, para que ela se conserve em boas condições. Procure guardá-la em lugar seco e arejado, caso contrário ela começará a brotar. Proteja-a de insetos e da luz direta do sol, para que a su[erfície não fique esverdeada e com gosto amargo. O lugar de armazenamento também não deve ser  muito quente. Nunca guarde a batata na geladeira, pois a baixa temperatura transforma o amido do tubérculo em açúcar r, depois de cozida, ela fica com sabor adocicado. Tome também cuidado para que não fiquem amontoadas, pois o abafamento provoca o seu envelhecimento. Para evitar esse problema, adquira gavetas de metal trançado, próprias para guardar batatas, e que podem ser fixadas em armários ou na despensa. Levando em conta todos esses cuidados, a batata se conserva em perfeitas condições durante 15 dias.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar