Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar


"HORTI.COM.BR" - O MAIOR PORTAL DOS PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES E PROFISSIONAIS DO SETOR


Horti.com.br / Curiosidades / Abóbora

cur_abobora.jpg (3625 bytes)ABÓBORA

A abóbora é um legume cuja cultura é muito difundida no Brasil. No Norte, também é conhecida como jerimum, e, no Sul, como moranga. É uma planta anual, geralmente trepadeira, de talo oco e com grandes folhas verdes. Dá flores grandes, amarelas ou alaranjadas, conhecidas pelo nome de cambuquira. A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, mas sua forma mais comum é a redonda, um pouco achatada em cima e embaixo. Em geral, tem a pele lisa (apenas algumas variedades têm superfície rugosa) e aparência de gomos. Quanto à cor, a abóbora pode ser verde, amarela, branca, vermelha, alaranjada ou com listras coloridas.

A abóbora é um legume de alto valor nutritivo. Contém caroteno (como a cenoura), um elemento ótimo para fortalecer a visão, vitaminas do complexo 13 e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro). Além de ter poucas calorias, é de fácil digestão, sendo um ótimo alimento para crianças ou para adultos com problemas no aparelho digestivo.

Na hora da compra, escolha uma abóbora de casca firme, sem rachaduras nem partes moles ou manchadas. Para saber se ela está madura, basta bater com os nós dos dedos: se o som for oco, meio 11 surdo", a abóbora está madura. Ao comprar já cortada, verifique se a polpa tem cor intensa e brilhante. Quando comprada verde, a abóbora deve ser deixada fora da geladeira, em lugar fresco e arejado, para amadurecer. Para saber quanto comprar ou usar, calcule 1/2 kg de abóbora para quatro pessoas.

Se a abóbora estiver madura, convém gurdá-la na gaveta da geladeira. Depois de cortada, é recomendável cobri-Ia com um plástico para evitar que se resseque. Se a abóbora estiver descascada e picada, guarde em saco plástico e também coloque na gaveta da geladeira.

 

 




Voltar

bn_barra.gif (3331 bytes)

Avançar